O hacker é um indivíduo que elabora e modifica software e hardware de computadores, visando desenvolver funcionalidades novas ou adaptar as antigas.
Os hackers e crackers são indíviduos da sociedade moderna que possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática, mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constroem coisas para o bem e os crackers destroem e quando constroem algo é unicamente visando fins pessoais.
O cracker, algumas vezes também chamado de "dark-side hacker" (um hacker do lado negro da força!!) ou "black hat" é considerado um "vândalo virtual", alguém que utiliza de seus conhecimentos para invadir sistemas, quebrar travas e senhas de programas e algoritmos de encriptação, seja para poder rodar jogos sem o CD-ROM, ou gerar uma chave de registro falsa para um determinado programa, roubar dados pessoais. Alguns tentam ganhar dinheiro vendendo as informações roubadas, outros buscam apenas fama ou divertimento.
Cracker é o termo que designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos, sendo um termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker.
Alguns tipos de crackers:
Crackers de sistemas: termo usado pra designar programadores e decoders que alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, por exemplo, alterando datas de expiração de um determinado programa pra fazê-lo funcionar como se fosse cópia legítima
Crackers de Criptografia: termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptografia (cracking codes).
Phreaker: cracker especializado em telefonia. Tem conhecimento para fazer ligações gratuitas, reprogramar centrais telefônicas, instalar escutas do tipo que cada vez que seu telefone tocar, o dele também o fará e ele poderá ouvir sua conversa, etc.
Cyberpunk: também conhecidos por "pixadores virtuais", são os vândalos de páginas ou sistemas informatizados, que destroem o trabalho alheio sem retorno financeiro com o ato em si ou realizam tais artimanhas por vanglória própria.
Fontes: Wikipédia: Cracker e Hacker; Guia do Hardware; CSU
Eita!!! Não conhecia este outro termo. Sempre achei que os hackers é que eram os maus da história. Muito bom e exclarecedor este seu artigo...
ResponderExcluirBeijos Marcelo! Boa noite! :D
RE: Jaqueline
ResponderExcluirPois é, há pouco tempo eu também pensava isso, mas descobri que os hackers são os "mocinhos" e os crackers são os "vilões"..rs...
Bjs.
hummm ....dark side nossa ~~
ResponderExcluirRE: Carlos
ResponderExcluirPois é, inclusive é considerado sinônimo de Cracker, vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Dark-side_hacker que será redirecionado para o verbete Cracker.
Obrigado pela visita.
Abraços.
Hehehe.. adorei a aula. Nada como quem entende, né?
ResponderExcluirAmei sua visita. Nao suma. Dê um 'oi' somente vez ou outra.
Boa semana e beiiiiiiiiijocas.
RE: New
ResponderExcluir:-)
Sempre vou dar uma passada por lá sim, tempo livre tenho de sobra!
Boa semana para você também!
Bjs.